Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Prótese de Mama de Silicone - Dúvidas - Cirurgia Plástica Blumenau

Prótese de Mama - Dúvidas frequentes - Cirurgia Plástica 


01. POR QUE COLOCAR PRÓTESES DE SILICONE NAS MAMAS?
Nos dias de hoje somos bombardeados pela  televisão, a moda, as novelas, o cinema, os formadores de opinião como artistas, etc, a idéia de ser sempre jovem e  a mudança dos padrões de beleza e estética(mamas cada vez maiores) são meios pelos quais nós somos INFLUENCIADOS a procurar bem-estar e os benefícios da cirurgia plástica estética para harmonizar corpo e espírito.

02. MINHAS CICATRIZES FICARÃO VISÍVEIS APÓS A CIRURGIA PLÁSTICA? IRÃO DESAPARECER?
Como qualquer procedimento de cirurgia plástica estética, você irá apresentar cicatrizes. Existem técnicas em que conseguimos torná-las muito pequenas e pouco perceptíveis e facilmente camufláveis pela sua localização. Porém, nunca desaparecerão por completo.  


 03. QUAL O TAMANHO FINAL DESTA CICATRIZ?
Normalmente entre 3 e 4 cm, que é o tamanho necessário para a introdução da prótese de mama.Quanto maior o tamanho do silicone maior será a cicatriz necessária para a colocação deste implante de silicone. 

04. ONDE FICAM AS CICATRIZES DA CIRURGIA DE SILICONE?
Em 3 posições. No sulco formado entre a mama e o tórax (na parte inferior da mama), na área ao redor da aréola e na axila. A escolha irá ser decidida em conjunto com o cirurgião plástico. O biótipo e seu desejo de volume irão influenciar também na decisão final.

05. EM QUE POSIÇÕES A PRÓTESE de SILICONE PODE SER POSICIONADA?
As próteses De mama poderão ser colocadas atrás músculo peitoral ou sobre o músculo peitoral maior.

Hoje a colocação do silicone acima do músculo é a primeira escolha dentre muitos cirurgiões plásticos devido a evolução da cirurgia de silicone e a evolução das próteses de silicone os resultados são muito naturais e o pós-operatório da cirurgia plástica é muito mais confortável para a paciente.  

06. COMO FICARÁ A APARÊNCIA DA CICATRIZ do SILICONE?
As cicatrizes serão permanentes, e vão se modificando e melhorando com o decorrer do tempo.

Cada paciente da cirurgia plástica se comporta diferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrizes do silicone, podendo, mesmo, em alguns casos, tornar-se imperceptível. Alguns pacientes da cirurgia plástica podem apresentar predisposição à cicatrização não estética (cicatriz hipertófica e quelóide). Este fato deverá ser discutido, durante a consulta na clínica de cirurgia plástica. Neste momento, o cirurgião plástico avaliará possíveis características familiares e pessoais, que podem alterar a evolução das cicatrizes do silicone

 07. A COR DA MINHA PELE PODE INFLUENCIAR NA CICATRIZAÇÃO 
DA  CIRURGIA PLÁSTICA DE SILICONE?
Normalmente, indivíduos de pele clara apresentam uma menor tendência que pessoas de pele morena ou descendentes de orientais a desenvolver qualquer tipo de cicatrização NÃO estética, independente do tipo de técnica utilizada na cirurgia de implante de silicone.


 08. EXISTE TRATAMENTO PARA AS CICATRIZES Não ESTÉTICAS?
Existem muitos tipos de tratamento disponíveis para melhorar as cicatrizes do silicone, desde que utilizados cada um na época mais apropriada. 

09. POSSO ESCOLHER O TAMANHO DO SILICONE E A FORMA DA PRÓTESE DE MAMA QUE SERÁ UTILIZADA?
O gosto de cada paciente na cirurgia plástica com relação ao tamanho da mama deve ser considerado na cirurgia de silicone, no entanto há diferenças quanto à composição e anatomia da mama entre as mulheres, que devem ser consideradas antes da decisão final.
Devemos ter em mente que um aumento exagerado e desproporcional deve ser evitado pelo cirurgião plástico. O tamanho das próteses de mama deve proporcionar à paciente mamas versáteis que serão bonitas sem vulgaridade e confortáveis de acordo com sua altura e tamanho do tórax.

O cirurgião plástico estará sempre atendo aos seus pedidos sem esquecer a segurança na cirurgia de silicone.

10. COMO FICARÃO MINHAS NOVAS MAMAS COM SILICONE, EM RELAÇÃO AO TAMANHO E CONSISTÊNCIA?
Através da colocação de próteses de mama, ocorrerá um aumento do volume, com melhora de sua consistência e forma. 
A enorme variedade de volumes disponíveis possibilita, durante o período de planejamento da cirurgia de silicone , o cirurgião plástico escolherá um volume que mantenha a harmonia entre as mamas e o tórax. A cirurgia Plástica procura sempre a Harmonia de Corpo e Mente. 

11. NO CASO DE NOVA GRAVIDEZ, O RESULTADO DO SILICONE PERMANECERÁ OU FICARÁ PREJUDICADO?
Não é possível prever os efeitos de uma gestação DESREGRADA sobre as mamas com silicone, podendo haver preservação da forma, e em outros casos, queda em graus variáveis. Quanto maior o controle de peso na gravidez, melhor é o grau de preservação do resultado da cirurgia de silicone. 

  
12. PODEREI AMAMENTAR APÓS A CIRURGIA PLÁSTICA de SILICONE?
Sim. Não há qualquer impedimento para amamentação, pois geralmente a cirurgia DE IMPLANTE DE SILICONE não prejudica a lactação
,

13. VOU SENTIR DOR APÓS A CIRURGIA PLÁSTICA de SILICONE?
Normalmente não, mas ocasionalmente poderá ocorrer dor após a cirurgia de prótese de mama, que na maioria das vezes está associada ao movimento dos braços que costuma regredir com analgésicos comuns. Alguns pacientes da cirurgia plástica de silicone referem uma discreta pressão sobre as mamas quando a paciente se deita ou se levanta, na primeira semana após a cirurgia de prótese de mamas. 


14. A POSIÇÃO EM QUE A PRÓTESE DE MAMA É COLOCADA INFLUENCIA NA DOR PÓS-OPERATÓRIA DO SILICONE?
Geralmente o paciente sente mais dor quando a prótese DE MAMA é colocada abaixo do músculo peitoral. Está opção é mais frequentemente indicada pelo cirurgião plástico em pacientes extremamente magras e sem nenhum conteúdo mamário. Isto será discutido na clínica de cirurgia plástica antes da cirurgia de silicone.

  
15. A QUAL TIPO DE ANESTESIA SEREI SUBMETIDA?
A Anestesia poderá ser geral ou peridural, dependendo do caso. A escolha da técnica empregada será a cargo do anestesista de acordo com os critérios científicos rigorosos que cada caso demanda. 


16. QUANTO TEMPO DURARÁ A MINHA CIRURGIA PLÁSTICA DE SILICONE?
Em média de 2 horas. Durante o ato operatório DO SILICONE, poderá ser emitido, periodicamente, boletins sobre a cirurgia plástica e o estado da paciente, caso a família queira. 


17. QUANTO TEMPO FICAREI  INTERNADA na CLÍNICA DE CIRURGIA PLÁSTICA OU HOSPITAL DA PLÁSTICA?
De 12 a 24 horas, dependendo se a anestesia for peridural ou geral, respectivamente.


18. SERÃO UTILIZADOS CURATIVOS E DRENOS NA MINHA CIRURGIA DE PRÓTESE DE MAMA?
Sim. Curativos elásticos e/ou modelantes, especialmente adaptados a cada tipo de mama. São trocados periodicamente pela EQUIPE DE CIRURGIA PLÁSTICA. Os drenos, quando usados, são retirados em média nas primeiras 24-48 horas após a cirurgia de silicone. 


19. HÁ PONTOS A SEREM RETIRADOS?
Algumas vezes sim, dependendo do tipo de fio utilizado. Quando necessário, são retirados Entre o 7o. e o 15o. dia pós-operatório de silicone, devendo ser rigorosamente realizados pela equipe de cirurgiões plásticos.


20. QUANDO PODEREI RETORNAR À ACADEMIA após SILICONE?
Depende do tipo de exercícios e da evolução individual, não existe um período padrão. Exercícios pesados envolvendo os braços devem aguardar 2 meses. Aqueles relativos aos membros inferiores, poderão ser reiniciados após 15 dias, evitando-se o "alto impacto".Levantar os braços, pentear cabelos, dirigir carros com direção hidráulica E CURTAS DISTÂNCIAS após 15 dias. 


21. APÓS QUANTO TEMPO PODEREI TRABALHAR ? O que limita a capacidade de trabalho após uma cirurgia de prótese mamária De silicone é a impossibilidade de fazer grandes esforços com o braço. Em qualquer atividade que o paciente for fazer, incluindo o seu trabalho, deve-se evitar levantar os braços acima da cabeça até 15 dias de pós-operatório, podendo fazer pequenos esforços, como, por exemplo, carregar pequenos objetos. Após 15 dias, já é possível elevar o braço acima da cabeça e fazer esforços maiores.  

22. PORQUE ALGUMAS PESSOAS APRESENTAM ENDURECIMENTO DA PRÓTESE DE MAMA?
O silicone na mama faz com que o organismo, em quase todos os casos operados, fabrique uma capa (cápsula) ao redor da prótese DE MAMA. Em algumas poucas pessoas, essa cápsula se torna maior, endurecida, dolorosa e com aspecto artificial em maior ou menor grau. Esse processo é chamado cirurgião plástico de contratura capsular, sendo conhecida popularmente como rejeição. De acordo com a intensidade do quadro pode haver necessidade de substituir a prótese de mama. Hoje, com uma tecnologia mais avançada das próteses de mama e com a presença de componentes que foram integrados à prótese de silicone, esta percentagem de contratura capsular é baixíssima.


23. QUAL O TRATAMENTO PARA ESTE ENDURECIMENTO do SILICONE?
O tratamento se faz pela troca da prótese de silicone, com recolocação da mesma em plano diferentes (em baixo da mama ou do músculo) quando necessário.
Posteriormente, o cirurgião plástico irá discutir com a paciente a conveniência ou não da reintrodução de outra prótese de mama, com um diferente plano de introdução ou outra conduta que melhor se adapte ao caso.  


24. APÓS QUANTO TEMPO DE CIRURGIA DE SILICONE ATINGE-SE O RESULTADO FINAL?
Apesar do resultado imediato DO SILICONE ser muito bom, somente após 6 mês é que as mamas atingirão sua forma definitiva. Quando há retirada de pele NA CIRURGIA PLÁSTICA com o decorrer da evolução, sofre o processo de báscula, atingindo a forma natural depois.


25. HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO de CIRURGIA PLÁSTICA?
Toda cirurgia tem riscos, inerentes ao ato cirúrgico, mas, por ser uma cirurgia superficial, não envolvendo planos profundos, os riscos são mínimos, ainda mais com um adequado preparo pré-operatório. Operar com um cirurgião plástico membro dasociedade brasileira de cirurgia plástica é essencial. Implantes de mama de silicone de qualidade, operar em hospitas da plástica ou clínicas de cirurgia plástica equipadas também é de extrema importancia. 

26. QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO APÓS A CIRURGIA PLÁSTICA DE SILICONE?
Dependendo do caso, até no mesmo dia cirurgia de silicone. Tudo irá depender da evolução da sua cirurgia plástica, assim como o tipo de curativos, observando-se apenas os cuidados especiais que serão ensinados  pelo seu cirurgião plástico.

27. QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA do SILICONE?
Você não deve se esquecer dos 6 meses necessários para que se atinja o resultado almejado, e de que normalmente demora 3 meses para diinuir o inchaço. Até lá, toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião plástico, que lhe dará os esclarecimentos necessários para sua tranqüilidade antes da cirurgia de prótese de mamas. 

28. USAREI ALGUM “SOUTIEN” ESPECIAL?
Sim. Existem alguns soutiens que são especiais na cirurgia plástica para o uso no pós-operatório de prótese de mama. Eles dão mais sustentação para as mamas, sem aperta-las muito. São vendidos por representantes ou lojas especializadas.


29. O SOL DEVERÁ SER EVITADO?
Por um período de 90 dias, quando as cicatrizes do silicone deverão ser protegidas.

30. É POSSIVEL DETECTAR UM TUMOR EM MAMAS COM IMPLANTES de SILICONE? O implante de mama não contra indica esses exames de prevenção e não alteram os seus resultados.

31. EXISTE ALGUM PERIGO COM O SILICONE?
Sob a forma de próteses, ou seja, gel de silicone protegido por um invólucro, não. Com o desenvolvimento tecnológico que ocorreu durante estes últimos anos, os fabricantes de prótese de mama vem produzindo próteses mamárias de maior segurança para o uso do cirurgião plástico. O silicone que não deve ser utilizado é o líquido injetável que é inclusive proibido de uso pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e CRM.

32. QUE INFLUENCIA TEM O IMPLANTE NO CÂNCER DE MAMA? Grandes estudos já comprovaram que mulheres que têm implantes de silicone de mama não são mais suscetíveis a câncer de mama do que mulheres sem implante de mama. Também é comprovado que não há qualquer relação entre o silicone da superfície do implante e o desenvolvimento de câncer. 

33. A INCLUSÃO DE PRÓTESE DE MAMA DE SILICONE IMPEDE O TRATAMENTO COM RADIOTERAPIA?

Nos casos em que houve o tratamento cirúrgico de um tumor e a colocação de prótese NOs seios para recompor a área retirada, nada impedirá de prosseguir com os tratamentos preconizados para o controle desta patologia. O ideal será começar a radioterapia após um mês, momento em que a cicatrização e o processo inflamatório natural já se encontram em estado avançado e mais seguro. 

34. AS PRÓTESES DE SILICONE SEIOS PODEM ATRAPALHAR EXAMES COMO A MAMOGRAFIA, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E ULTRASSONOGRAFIA?
De modo geral é importante citar a existência das próteses DE SILICONE na hora da marcação e realização do exame. Assim o profissional que o realizar tomará as devidas medidas técnicas para fazê-lo com segurança e evidenciar as eventuais alterações, caso existam. Estes exames evoluíram muito em tecnologia de precisão, auxiliando na elucidação do diagnóstico, independendo da existência ou não de implantes de silinone nos seios. 

35. O SILICONE NOS SEIOS PODEM PROVOCAR ALGUMA OUTRA DOENÇA?
Se houver ruptura acidental da prótese de mama com extravasamento do seu conteúdo de silicone, pode haver a formação de vacúolos de silicone no tecido em volta, conhecidos como siliconomas e causar processos inflamatórios. Atualmente existem próteses de mamas com coberturas mais resistentes e conteúdo de gel coesivo, que mesmo se rompidas não extravasam. Seu cirurgião plástica poderá orientá-la.

36. SE FOR SUBMETIDA A UM GRANDE TRAUMA, A PRÓTESE NOS SEIOS PODE SE ROMPER?
Como são fabricadas com coberturas muito resistentes, é muito difícil que ocorra uma ruptura traumática da protese de mama. Geralmente estas rupturas estão associadas a traumas de alto impacto, em que lesões a órgãos vitais são o principal foco do tratamento. Retorne a Clínica de cirurgia plastica e informe seu cirurgião plástico.

37. HÁ MODIFICAÇÃO DA SENSIBILIDADE?
Pode ocorrer uma pequena alteração de sensibilidade nos primeiros dois meses ou pouco mais, que geralmente desaparece de forma gradual. Quanto maior o implante de silicone maior as chances de alterações de sensibilidade após a cirurgia plástica de silicone nos seios. 

38. QUANDO TROCAR A PRÓTESE DE SILICONE?
Sempre que os exames preventivos de rotina revelarem alterações como ruptura, extravazamento do conteúdo da prótese de mama, contratura capsular, surgimento de patologia mamária concomitante ou ainda o desejo da própria paciente que procura o cirurgião plástico para aumentar os seios ainda mais.  

39. HÁ ALGUM IMPEDIMENTO COM RELAÇÃO A IDADE ? Geralmente pacientes acima de 16 anos de idade já podem fazer a cirurgia plástica de silicone, desde que a mama já tenha se desenvolvido.Afinal, tanto as mamas exageradamente grandes como as demasiadamente pequenas constituem possíveis problemas psicológicos à jovem mulher cliente da cirurgia plastica.

40. A QUEDA OU FLACIDEZ DA MAMA PODE SER CORRIGIDA COM PRÓTESE DE SILICONE?
Em alguns casos em que há uma queda eve, com mínimo excesso de pele, a inclusão de uma protese de silicone pode corrigir. Porém quanto maior a flacidez e o excesso de pele maior a necessidade da retirada de pele associada a cirurgia plastica de colocação de protese de silicone


41. O QUE VEM A SER A PRÓTESE de SILICONE QUE É PREENCHIDA COM SORO?
Trata-se de uma prótese DE MAMA desenvolvida para uso principalmente dos cirurgiões plásticos americanos, sendo pouquíssimo utilizada no Brasil e no restante do mundo. Em comparação com a prótese de silicone, apresenta vária desvantagens, tais como a possibilidade de esvaziar após algum tempo da sua colocação, uma maior ocorrência de ondulações na pele e a sensação de líquido chacoalhando durante a movimentação das mamas.

42. QUAL O TIPO DE PRÓTESE de MAMA MAIS ADEQUADO?
Cada caso é avaliado individualmente NA Clínica de Cirurgia PLástica Estética. O cirurgião plástico irá Considerar o desejo da paciente, seus critérios de estética e de sensualidade, perfil psicológico , profissão, atividades físicas, quantidade de filhos, flacidez de pele e queda das mamas, volume atual das mamas, peso, altura, largura do tórax e biotipo, além da forma das mamas e se há alguma assimetria(mamas de tamanhos diferentes). Por isso existem próteses de mamas de variadas formas e tamanhos. Certamente o Cirurgião plastico achará uma que melhor encaixe para seu caso. 

43. QUAIS OS MODELOS DE PRÓTESES DE MAMA MAIS UTILIZADOS, QUANTO À SUA FORMA?
As próteses de silicone podem ser:01. Redondas:A. Silicone Perfil Alto: proporciona maior projeção e são muito utilizadas naquelas pacientes que têm pouca ou pouquíssima glândula mamária e tórax mais estreito.B. Silicone Perfil Baixo: utilizada em pacientes que tem glândula mamária razoável e não querem uma projeção muito grande apenas um realce discreto da forma.

02. Silicone Anatômicas (em gota): utilizado nos casos de reconstrução mamária pós câncer. O polo superior da mama é mais vazio e a parte inferior mais cheia.

44. O RESULTADO DA CIRURGIA DE SILICONE É COMPENSADOR? Se você está ciente do que deseja e o cirurgião PLÁSTICO puder lhe propiciar aquilo que você pediu, sem dúvida compensa. Entretanto, é importante levar em consideração o fato de que a cirurgia plástica de inclusão de prótese de mama de silicone não visa transformar você em outra pessoa. Você continuará com a sua mama, porem com catacterísticas diferentes. O cirurgião plástico apenas melhorará esse território prejudicado pelos defeitos de estética existentes.


45. ONDE PROCURAR A MELHOR CLÍNICA DE CIRURGIA PLÁSTICA E O MELHOR CIRURGIÃO PLÁSTICO?
Sempre é indicado criar uma empatia com a equipe de cirurgia plástica. Geralmente a paciente deve visitar 2 ou 3 profissionais Membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e depois ponderar as vantagens e desvantagens e decidir. Não faça leilões de preço! Muitas vezes o Barato sai caro. O que é realmente Bom tem seus custos e nesta parte não existem milagres.



Clínica BioForma de Cirurgia PLástica em Blumenau

Especialidades: Cirurgia Plástica, Clínica Estética e Medicina Estética, Emagrecimento e Nutrição

Consulte um Cirurgião Plástico (47) 3035-7475

seja o primeiro a comentar!

^